• Pede Salsa

Risotto de abóbora hokkaido


500 g de abóbora Hokkaido sem sementes, com casca

1 cebola média 300 g de arroz arbóreo

1 dl de vinho branco

8 dl de caldo de legumes caseiro 80 g de queijo parmesão ralado na hora

40 g de manteiga Azeite qb

Sal qb

Preparar previamente o caldo de legumes (cozendo numa panela com água alho francês, cenoura, curgete, salsa ou aipo). Depois de retirar os legumes, cozer no caldo 150 g da abóbora e triturar. Medir os 8 dl, temperar com uma colher de chá de sal e reservar, mantendo quente.

Refogar a cebola picada em azeite, juntar-lhe a restante abóbora cortada em pequenos cubos. Deixar cozinhar alguns minutos em lume brando, mexendo de vez em quando. Juntar o arroz e envolver bem. De seguida, acrescentar o vinho e deixar evaporar, mexendo sempre.

Acrescentar o caldo de legumes, aos poucos, à medida que vai evaporando, nunca deixando de mexer, até o arroz estar cozido e o caldo ter terminado (cerca de 15 min). Rectificar de sal. Juntar a manteiga e envolver. Acrescentar o queijo parmesão ralado, voltando a envolver. Servir de seguida.

Nota: Na Bimby pode seguir a receita básica de risotto (do livro ABC da Bimby) https://cookidoo.pt/recipes/recipe/pt-PT/r54636 tendo o cuidado de juntar a abóbora em pedaços ao refogar a cebola e substituindo a água pelo caldo de legumes (fica mais rico e saboroso)


105 visualizações

© 2016 PEDE SALSA