top of page

Folar da Páscoa


300 g de leite (1,75 dl)

25 g de fermento de padeiro

80 g de manteiga

2 ovos

100 g de açúcar

700 g de farinha tipo 65

(mais alguma para polvilhar)

1 colher de chá de erva doce 1 pitada de sal

2 gemas de ovo para pincelar

Na Bimby:

Misture no copo o leite, o fermento e a manteiga, programando 2 min./37°/vel.2.

Junte os ovos e o açúcar e bata 30 seg. / vel. 6.

Acrescente a farinha, o sal e a erva doce e amasse, programando 3 min. / vel. Espiga.

Deixe levedar até que a massa dobre de volume ou que levante o copo de medida (40 minutos a uma hora).

Retire a massa para uma superfície polvilhada de farinha e dê forma ao folar. Pode fazer um grande, dois médios ou vários pequenos. Decore com tiras de massa e, se quiser cumprir a tradição a preceito, com ovos previamente cozidos. No final, pincele com a gema de ovo batida.

Deixe o folar dentro do forno ligeiramente aquecido (40°) até dobrar de volume. Aumente a temperatura para 180°. Deverá estar pronto passados 30 minutos.

Tradicional:

Dissolva o fermento de padeiro no leite morno. Junte alguma farinha, forme uma bola e deixe levedar cerca de 20 minutos. Amasse bem a restante farinha com o açúcar, o leite, os ovos e a bola de fermento. Junte a manteiga, o sal e a erva-doce. Amasse bem, até se soltar da tigela e das mãos. Deve ficar uma massa homogénea e macia. Cubra-a e deixe-a levedar num local morno, cerca de três horas.

Numa bancada polvilhada de farinha, dê forma ao folar e decore-o com algumas tiras de massa e ovos cozidos. Pincele com gema de ovo batida e deixe voltar a levedar. Leve ao forno previamente aquecido (180°) até estar cozido e dourado.


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page