Como demolhar e cozer o grão e o feijão secos

Há inúmeras vantagens em demolhar e cozer as leguminosas em casa em vez de usar conservas. Mas ainda há quem não saiba o que fazer ao feijão e ao grão secos. Por isso, decidimos explicar tudo!

Que quantidade devo demolhar?

Para fazer esse cálculo, tenha em atenção que depois de demolhadas, as leguminosas duplicam o seu volume. Por outro lado, pense também que faz sentido demolhar uma quantidade que permita várias refeições / usos. Até porque pode congelar uma parte, já cozida.

Basta juntar água?

Antes disso, comece por lavar os grãos em água corrente, usando um coador. Retire alguma impureza ou algum grão ou feijão que possam estar estragados. Passe-os para um recipiente grande e cubra com bastante água à temperatura ambiente. O recipiente deve ter espaço para os grãos duplicarem de volume e continuarem submersos com água de sobra. Pode juntar um pouco de vinagre ou sumo de limão. Tape com um pano e vá à sua vida!

Quantas horas?

Deve deixar de molho grão ou feijão no mínimo 12 horas, mas pode deixar mais tempo, sobretudo o grão - até 24 horas. Quanto mais tempo estiverem de molho, menos tempo levarão a cozer. A meio do processo, convém trocar a água, voltando a juntar limão ou vinagre.

Quando tiverem duplicado de volume, estão prontos para cozer. Mas antes disso, deve voltar a lavá-los em água corrente, deitando fora a água da demolha.

Como cozer?

Na panela, cubra os grãos com bastante água (se possível o dobro) e deixe cozer em lume médio. Para tornar as leguminosas mais facilmente digeríveis, pode juntar uma tira de alga Kombu. Se não tiver alga, umas rodelas de gengibre fresco também têm esse efeito. Ou umas folhas de louro. Ou um pouco de vinagre de maçã. Tempere de sal só mesmo no final da cozedura, que deverá demorar 45 minutos a uma hora. Prove para avaliar se os grãos estão cozidos.

Posso aproveitar a água da cozedura?

Sim, a água de cozer o grão ou feijão pode ser usada para uma sopa, por exemplo. Ou para um estufado ou guisado. É rica e aromática, por isso vale a pena aproveitá-la!

Como conservar as leguminosas depois de cozidas?

Pode congelar o grão ou feijão cozidos em pequenas porções, prontas a usar. Pode também conservar durante três ou quatro dias no frigorífico, num frasco, com a água da cozedura.



250 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo